3 de abril de 2016

Rotina de estudo

Está-se a aproximar a parte do semestre em que as frequências começam e os dias de descanso acabam para mim. Já não posso chegar a casa e descansar de um dia de aulas, ou dar uma volta para relaxar ou ficar até mais tarde pelo Porto porque “não tenho nada para fazer”.
Por achar que a rotina de estudo voltou e que a tenho que pôr em prática, lembro-me das muitas pessoas que possam estar no mesmo caso que eu e precisem de umas dicas ou até de mudar os hábitos de estudo porque os antigos não estavam a resultar, por isso trago-vos hoje a minha rotina de estudo.

O R G A N I Z A Ç Ã O
Começo por organizar bem na minha cabeça e na minha agenda o que tenho para estudar, quanto tempo preciso dedicar a cada cadeira e penso na ordem de importância entre todos, seja pelo que estou a perceber menos para deixar o que estou a perceber mais para o fim, seja por que frequência está mais próxima à que tenho mais tempo livre para estudar.

O  A M B I E N T E
Depois de pensado, começo-me a preparar para o estudo. Eu já decidi que o que resulta melhor comigo é estudar em casa e sozinha. Não fui feita para estudar em grupo, nem na manhã antes do teste por umas horinhas sequer. Por isso preparo o espaço onde vou estudar: a minha secretária. Limpo-a e arrumo tudo o que me possa vir a distrair, como umas folhas fora do sítio, ou post-its espalhados, ou até o lixo que fica da borracha (eu sei, é triste) para me conseguir concentrar só no que preciso.
Eu não gosto de estudar com música por isso avanço esse passo à frente, mas para quem não se importa de o fazer, no Spotify escolham as playlists de estudo ou de concentração ou simplesmente optem por música clássica.
Depois, se eu estiver de pijama, visto uma roupa confortável. Não gosto de ficar de pijama porque é uma maneira de ainda continuar num mood de preguiça. Também não visto umas calças de ganga e um top bonitinho, óbvio. Umas calças larguinhas (eu uso umas de fato-de-treino) e uma sweat são coisas que me deixam confortável e quentinha ao mesmo tempo.

O S  S N A C K S
Preparo de início leite com chocolate e torradas para comer antes de começar a estudar enquanto organizo as coisas e me preparo. Ou então, trago água e bolachas, mas “escondo-as” para só comer nas pausas.

A N T E S  D O  E S T U D O
Antes de começar o estudo em si, vou a todas as redes sociais, faço o que tenho a fazer e quando acabar, começo por ver coisas que me inspirem. Sejam frases, sejam fotos inspiradoras. Normalmente tento ver frases motivadoras, procuro por “motivational quotes”, “study quotes” e lembro-me sempre que estudar não é uma obrigação, mas sim algo que me vai alimentar como pessoa, que vai alimentar o meu conhecimento e no fim, vou ser recompensada pelo meu esforço.

O  E S T U D O 
Nas aulas tenho um caderno onde tiro os apontamentos de todas as cadeiras e quando preciso estudar, começo a passar a limpo porque, para mim, é uma maneira de me recordar das coisas que escrevi e desde sempre que escrever inúmeras vezes resulta comigo. Opto por umas folhas em branco, de maneira a conseguir fazer os esquemas que eu quiser e que me façam perceber a matéria mais facilmente.
Faço isto quer sejam cadeiras de teor mais prático ou teórico. Se forem cadeiras teóricas, passo a limpo, leio/releio as vezes que forem precisas, sublinho tudo o que acho importante e depois tento dizer em voz alta por palavras minhas; se forem cadeiras que precisem de mais prática passo a limpo tudo o que tenho de teoria e depois começo a fazer exercícios. Normalmente, os professores dão bastantes para fazermos e eu aproveito isso e mais alguns que tenhamos dado nas aulas porque é sempre uma boa maneira de saber se percebi o que estava a fazer ou não.

A S  P A U S A S
É muito importante fazer pausas no estudo, estudar horas e horas seguidas não traz nada de bom para além de serem horas desperdiçadas. O nosso cérebro não vai aguentar e não vai guardar metade da informação que estamos confiantes de que vamos saber aquilo. Sabem quando vocês tentam ler os apontamentos e quando se apercebem reparam que não se lembram da frase anterior? É um sinal de que estamos cansados e que precisamos de fazer uma pausa para voltarmos focadíssimos no objetivo.
Eu costumo estudar 1h seguida e fazer 5/10min de pausa. Uso o despertador do telemóvel para me relembrar do tempo. Nunca caio no erro de me deitar um pouquinho que seja ou pôr-me um bocado mais confortável porque já sei que vou começar a pensar “mas eu estou tão cansada, acho que vou parar por hoje”. Para evitar isso, vejo as redes sociais, como alguma coisa, etc. Quando o despertador tocar de novo, volto a estudar.

C O N S E L H O S

  • Usem e abusem dos post-its. Resumam dois parágrafos em duas frases e escrevam-nas nos post-its.
  • Provavelmente os marcadores vão ser os vossos melhores amigos. Não façam dos resumos um livro de colorir, mas tentem sempre encontrar várias coisas importantes.
  • Palavras-chave. Deixem um espaço num dos lados da folha e escrevam palavras-chave que tenham visto e que vos tenha chamado a atenção. São essas palavras que vocês vão associar ao estudo e que a partir delas, vão conseguir falar da matéria.
  • Façam por gosto. Não estudem a pensar que é a vossa obrigação e que vocês têm que fazer aquilo. Estudem a pensar no que vão ganhar a partir daquilo: conhecimento e crescimento.
  • Motivem-se. Se for preciso pensem no emprego que podem ter depois de acabarem os estudos e lembrem-se que quando forem bem-sucedidos não vão ter que olhar para as etiquetas de preço de nenhuma peça de roupa!
  • Procurem. Sempre gostei de estudar e de me por em desafios, mas desde que comecei a procurar por métodos de estudo de outras pessoas que tenho ganho muita coisa. Tenho alterado algumas coisas na minha rotina e tenho visto dicas que dão resultado.

Espero que tenham gostado e que tenham conseguido tirar alguma coisa daqui.

13 comentários

  1. Gostei imenso de conhecer a tua rotina, e consegui reter ótimas dicas que tenho a certeza que me vão ajudar! Beijinhos

    amargaridacosta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Os marcadores são os meus melhores amigos.

    ResponderEliminar
  3. Há muitas dicas tuas que também uso e identifiquei-me imenso quando disseste que até o "lixo" da borracha serve para te distrair, sou exatamente igual. Ou está tudo arrumadinho e sem nada que me distraia, ou não há estudo para ninguém. Obrigado por partilhares as tuas dicas, a da motivação foi muito boa! :)

    Beijinhos, Dalila | The Lost Louboutin Blog |

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso deste post, e faço muita coisa que tu também fazes. Adoro ir ao weheartit e encontrar imagens que me inspirem e me façam ter (ainda mais) vontade de estudar :)

    The Glitter Door

    ResponderEliminar
  5. gostei imenso e já uso algumas das ''tuas'' técnicas :)

    ResponderEliminar
  6. Nunca tive grande organização nem técnicas de estudo, acho que era mesmo como calhava.

    ResponderEliminar
  7. Aos poucos e poucos vou sendo cada vez mais organizada no meu estudo, mas primeiro era um desastre :p

    ResponderEliminar
  8. Uau! Que dicas tão perfeitas :) Obrigada! Estou apaixonada pelo teu blogue

    ResponderEliminar
  9. Dicas fantásticas, este seguiu diretamente para os favoritos :) xx

    ResponderEliminar
  10. Obrigada! ♥
    ÓTIMAS DICAS! Sou péssima a estudar portanto vou tentar tirar dicas daqui haha!
    http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Latest Instagrams

© aloha, Daniela. Design by Fearne.